Via para carga pesada retomada

Primeira de três etapas da obra em Itajaí deve ficar pronta em dezembro
Cerca de 80 soldados do 10º Batalhão de Engenharia de Construção de Lages estão em Itajaí para construir a Via Expressa Portuária, exclusiva para veículos de carga. Foram contratados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que financiará os trabalhos.
Na sexta-feira, a moradia provisória dos militares estava sendo montada. A previsão é de que a estrutura, uma espécie de contêiner, permaneça em um terreno no bairro Cordeiros por aproximadamente cinco meses.
“Temos como meta terminar a 1ª etapa da Via Expressa Portuária neste período”, diz o tenente do Leandro Levinski. Os soldados, que na semana que vem começam a construção, já fizeram outras obras no Estado, entre elas um dos berços de atracação do porto de São Francisco do Sul, o Molhe de Imbituba e o Caminho das Neves de São Joaquim.
O prefeito de Itajaí, Jandir Bellini, explica que a Via Portuária será totalmente custeada pelo governo federal. Como contrapartida, a administração municipal ficou responsável pelo projeto da obra, por reassentar as famílias que moram no entorno da construção e fazer o levantamento dos imóveis que serão indenizados. “Os projetos estão prontos e já começamos a realocar as famílias que moram nas áreas irregulares por onde a Via Portuária vai passar. A empresa que fará o levantamento dos imóveis que serão desapropriados também já foi contratada”, afirma Bellini.
Quarenta e quatro famílias serão realocadas e 155 imóveis, desapropriados. Por enquanto, o Dnit sinalizou a liberação de R$ 45 milhões para as desapropriações. Bellini prefere não citar datas para o término da obra.
“Vai depender da liberação de recursos do governo federal. Mas tenho certeza que assim como o município, o governo federal também tem pressa na conclusão da Via Portuária”.

Fonte: A Notícia

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira