Ecobrasil

VLI atinge a economia de 3 milhões de litros de diesel com o uso da ferramenta Fuelytics

Sistema desenvolvido internamente na companhia está em operação na Ferrovia Centro-Atlântica e na Ferrovia Norte-Sul

A VLI atingiu a marca de três milhões de litros de diesel economizados até 2023 com a aplicação da ferramenta Fuelytics, que viabiliza a redução a partir da priorização de ações operacionais indicadas por modelagem matemática. Com a redução no consumo do combustível, a companhia conseguiu promover uma diminuição na emissão de gases na atmosfera equivalente a cerca de sete mil toneladas de CO2.

Para o gerente-geral de Engenharia de Desenvolvimento e Tecnologia Operacional da VLI, Cesar Toniolo, a marca de economia de combustível acumulada reflete o foco da companhia no desenvolvimento de soluções internas ou em conjunto com parceiros para o incremento contínuo da eficiência energética das operações. “A implantação e a expansão de tecnologias nas nossas rotinas operacionais ocorrem de forma constante, o que nos permite alcançar resultados consistentes, alinhados com o compromisso da companhia de reduzir emissões atmosféricas”, afirma.

O Fuelytics foi desenvolvido no Inova VLI, programa de intraempreendedorismo da companhia, e segue um processo de aperfeiçoamento contínuo, tendo como objetivo oferecer o acompanhamento dos resultados, além de centralizar as informações de maneira a facilitar a usabilidade e autonomia dos colaboradores.

Como funciona

O Fuelytics reúne informações operacionais – como as oriundas dos computadores de bordo das locomotivas – e através de modelagem matemática, consegue obter correlações estatísticas e identificar as variáveis com maior potencial de redução de combustível por localidade, fornecendo informações para priorizar as ações que viabilizam o ganho.

Com a mensuração das variáveis impactantes, a ferramenta também é capaz de fornecer informações, que possibilitam a obtenção de ganho em performance e consequente redução no consumo de combustível e emissão de CO2.

Outras variáveis consideradas na equação são a forma de condução do trem e o perfil do trecho percorrido, entre outros componentes que, direta ou indiretamente, implicam na relação consumo X performance.

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira