Receba notícias em seu email

MSC

VLI aumenta fluxos de açúcar e de fertilizantes com novo calado no terminal de Santos

A VLI anunciou que aumentou, de 13,35 metros para 14,10m, o calado dos berços do Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), na Baixada Santista. Com isso, aumentou em 10% capacidade de cargas dos navios que operam no local. Segundo a empresa, como resultado operou os maiores navios de sua história para exportação de açúcar (74 mil toneladas) e importação de insumos para fertilizantes (72,6 mil toneladas).

A dragagem para aumento do calado foi feita no canal de Piaçaguera e nos berços 2, 3 e 4 do Tiplam. Com a obra, explica a VLI, é possível reduzir em mais de 60% a espera dos navios para saída do terminal devido às oscilações de maré, aumentando a disponibilidade e permitindo que mais navios atraquem. “Com essa modernização, atrairemos embarcações de maior porte, oferecendo alternativa para melhor distribuição dos fluxos de cargas ao longo do Complexo Portuário de Santos”, explicou o diretor de operações do Corredor Sudeste da VLI, Marcelo Cardoso.


PUBLICIDADE



A VLI é a maior transportadora de fertilizantes por ferrovia do país e participa no Tiplam de mais de 90% da importação de matéria-prima: enxofre, rocha fosfáltica e amônia. Além disso, a partir do mesmo terminal, transporta parte desses produtos por ferrovia para indústrias do Triângulo Mineiro, para posterior distribuição aos produtores da região. Pelo Tiplam passam ainda 25% do volume de açúcar exportado de Santos.






   ICN    Zmax Group    Antaq
       

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro   Intercabos
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira