Navalshore 2024

VLI e CBA investem em modal ferroviário para o transporte de bauxita

A VLI e a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) anunciam um novo passo de sua sólida parceria, existente há mais de dez anos: um contrato de longo prazo que permitirá, a partir de 2020, o transporte, por modal ferroviário, de um volume anual de 1,5 milhão de toneladas de minério de bauxita, partindo das minas de Barro Alto (GO) e Poços Caldas (MG) até a fábrica da CBA em Alumínio (SP).

As duas companhias implementaram diversas ações com foco em produtividade e eficiência, tais como o aumento na extensão dos trens, de 70 para 90 vagões; ganho de peso médio da frota através de melhor aproveitamento dos vagões e melhores níveis de performance nos processos de carregamento, descarga e transit time (circulação).

A VLI realizou, ainda, investimentos para ampliar a capacidade dos fluxos de transporte, incluindo a modernização do parque de locomotivas, a ampliação da frota de vagões e a construção de novos pátios ferroviários na malha para melhor cadência dos trens.

PUBLICIDADE

MCI


Para contribuir com a estratégia de longo prazo da CBA, está em andamento a instalação de uma linha ferroviária adicional, que ampliará a capacidade de circulação de trens na fábrica de Alumínio (SP) e reduzirá o tempo de permanência nos pátios intermediários, gerando impacto positivo no giro dos ativos ferroviários. A CBA aportou cerca de R$ 5 milhões na expansão do espaço e as melhorias devem ser concluídas no início do próximo ano.

Roseli Milagres, diretora de Supply Chain da CBA, ressalta a importância de estabelecer parcerias valiosas para a estratégia de longo prazo da Companhia, considerando seu modelo de negócio verticalizado. “A utilização do modal ferroviário é essencial para garantir a eficiência da nossa operação, assegurando também competitividade em custos. A VLI nos auxilia a continuar desempenhando um papel de liderança nas Américas ao oferecer uma solução ágil e segura”, destaca.

Para Fabiano Lorenzi, diretor comercial da VLI, as melhorias implementadas nos serviços fortalecem a integração com o cliente e ajudam a impulsionar o desenvolvimento tanto do setor industrial, quanto de logística. “A renovação da parceria com a CBA confirma o propósito da VLI de servir, oferecendo soluções eficientes, confiáveis e integradas ao negócio dos nossos clientes, com visão de longo prazo, contribuindo positivamente para a competitividade e desenvolvimento da indústria nacional”, explica o executivo. A VLI movimenta, dentro do seu mix de industrializados e siderurgia, insumos e produtos como minério de bauxita, carvão, derivados de petróleo, celulose, bobinas de aço, entre outros. A companhia está presente na região Centro-Oeste, especialmente nos estados de Goiás e Distrito Federal, por meio de sua concessionária, a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira