Ecobrasil

VLI otimiza o tempo de descarga de tombadores no terminal de Uberaba

Iniciativa da companhia na cidade mineira proporciona aumento de eficiência de 10% e reforça a segurança no desembarque de cargas

A VLI implantou um sistema de vídeo analytics para operação remota com monitoramento do processo de descarga dos tombadores no Terminal Integrador Uberaba (TIUB), no Triângulo Mineiro. A iniciativa trouxe um ganho de eficiência de aproximadamente 10% no tempo total de tombamento, otimizando a descarga de grãos, e promoveu a segurança dos operadores e motoristas envolvidos no tombamento das cargas.

O TIUB é parte do corredor Sudeste da Ferrovia Centro-Atlântica, uma das principais rotas de escoamento das exportações do agronegócio brasileiro. Atualmente, o terminal é responsável pela armazenagem e transporte de grãos.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


A iniciativa, que foi desenvolvida ao longo do ano de 2023, resultou na implantação de um Centro de Controle Rodoviário contendo equipamentos que permitem aos operadores acionar remotamente os comandos para o travamento, tombamento e destravamento dos caminhões, integrados aos dispositivos de segurança do processo de desembarque de cargas, além de permitir o monitoramento das áreas dos tombadores e de manobras.

O centro de controle também conta com um sistema de comunicação de áudio e visual que permite a interação entre os operadores e os motoristas, para apoio ao processo de tombamento. O sistema possui duas mesas de operação para o controle simultâneo dos cinco tombadores existentes no TIUB.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira