A Vports anunciou, nesta terça-feira (2), que serão feitos investimentos de mais de R$ 100 milhões para melhorar em 2026 as operações no Cais de Capuaba, incluindo a recuperação da malha ferroviária, a ampliação de capacidade para armazenagem de granéis sólidos, a melhoria de infraestrutura e projetos de automação. Segundo a empresa, os aportes serão feitos com a participação de parceiros que operam no terminal.
De acordo com a autoridade portuária privada, foi firmado um contrato de 17 anos com a Multilift para a construção, no primeiro semestre de 2026, de uma moega ferroviária exclusiva para descarregamento de ferro-gusa, que chegará diretamente ao porto. A Vports informou ainda que a operação da carga será feita em conjunto com a Multilift e a VLI.
PUBLICIDADE
O diretor-presidente da Vports, Gustavo Serrão, disse que a preparação para início das operações ferroviárias e a possibilidade de receber navios com porte bruto maior, de até 83 mil toneladas, ampliará as possibilidades de movimentar granéis, como grãos e fertilizantes. Segundo Serrão, os portos administrados pela Vports estão conectados às principais origens de cargas agrícolas e minerais do país, com conexões com o Centro-Oeste via ferrovia e pelas rodovias BR-101 e BR-262.
Além disso, a Vports anunciou que foram investidos R$ 35 milhões para ampliar em 70 mil metros quadrados a área destinada a contêineres, que corresponde a 60% do espaço total já operado pelo terminal.















