O Sistema de Informação e Gerenciamento do Tráfego de Embarcações (VTMIS) da Codesa registrou 34.389 ações de controle no primeiro trimestre, número que representa 12,3% a mais que o mesmo período de 2020. Esse tipo de ação significa que o VTMIS monitorou atracações, desatracações, entrada e saída de navio e informações meteoceanográficas.
Ainda, nos primeiros três meses de 2021, foram registradas 476 embarcações em trânsito e, desse montante, o Centro de Controle Operacional (CCO) se comunicou com os navios por 5.996 vezes.
PUBLICIDADE
Houve três incidentes durante o período, todos relacionados com pequenas embarcações (lazer ou pesca). Mesmo sem vítimas ou grandes prejuízos, o CCO acionou os Serviços Aliados (Capitania dos Portos, Polícia e Receita Federal) para atendimento às ocorrências.
Outro fator observado foi o descumprimento de normas e procedimentos, como uma embarcação com excesso de velocidade navegando pelo Canal de Vitória e um desembarque de um prático em local indevido.
De acordo com o Centro de Controle Operacional do VTMIS, desde a implantação do sistema em setembro de 2017, não se registrou nenhum acidente de navegação.