MSC

VTMIS do Porto de Vitória registra mais de 34 mil ações de controle no 1º trimestre

O Sistema de Informação e Gerenciamento do Tráfego de Embarcações (VTMIS) da Codesa registrou 34.389 ações de controle no primeiro trimestre, número que representa 12,3% a mais que o mesmo período de 2020. Esse tipo de ação significa que o VTMIS monitorou atracações, desatracações, entrada e saída de navio e informações meteoceanográficas.

Ainda, nos primeiros três meses de 2021, foram registradas 476 embarcações em trânsito e, desse montante, o Centro de Controle Operacional (CCO) se comunicou com os navios por 5.996 vezes.

Houve três incidentes durante o período, todos relacionados com pequenas embarcações (lazer ou pesca). Mesmo sem vítimas ou grandes prejuízos, o CCO acionou os Serviços Aliados (Capitania dos Portos, Polícia e Receita Federal) para atendimento às ocorrências.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


Outro fator observado foi o descumprimento de normas e procedimentos, como uma embarcação com excesso de velocidade navegando pelo Canal de Vitória e um desembarque de um prático em local indevido.

De acordo com o Centro de Controle Operacional do VTMIS, desde a implantação do sistema em setembro de 2017, não se registrou nenhum acidente de navegação.



Praticagem

   ATP    GHT    Oceanpact
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Pesa   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira