SÃO PAULO - A Wilson Sons obteve financiamento de US$ 80 milhões junto ao International Finance Corporation (IFC, braço financeiro do Banco Mundial) para expansão do seu terminal de contêineres em Salvador (BA).
A empresa pretende dobrar a capacidade do terminal. As obras devem durar até março de 2012 e incluem reforço do cais, pavimentação de retro-área, dragagem e compra de novos equipamentos para movimentação de contêineres.
Após a expansão, o terminal contará com dois berços de atracação, com 377 metros e 210 metros respectivamente, e uma área total de 118 mil metros quadrados.
“A expansão, aliada à dragagem do terminal, permitirá o acesso eficiente de embarcações do tipo post-panamax ao porto de Salvador, que podem passar de 300 metros de comprimento e transportar até 9 mil TEUs” afirmou a companhia em nota.
Segundo a Wilson Sons, investimentos dos governos estadual e federal para melhoria do acesso terrestre, como o Projeto Via Expressa Portuária, que fará a ligação entre a rodovia federal BR-324 e o porto, facilitarão a movimentação e o escoamento de cargas entre o terminal e as regiões baianas atendidas.
Em 2010, o Tecon Salvador movimentou 262 mil TEUs, empregando 520 pessoas. Os principais produtos movimentados no terminal são petroquímicos, borracha, pneus, celulose, frutas e autopeças.
(Fonte: Valor Econômico/Téo Takar)
PUBLICIDADE