Artigo - Honorários profissionais, despachante aduaneiro, natureza jurídica e reflexos

Neste artigo, você vai entender sobre quem é o profissional despachante aduaneiro, a legislação que regulamenta a categoria, os serviços por esses profissionais prestados, e a forma de remuneração honorários profissionais.

O presente artigo busca demonstrar que, para além das incertezas que decorrem da própria legislação, existem inseguranças relevantes com relação atuação desses profissionais, quando autônomo ou empregado, qual a legislação aplicável, descumprimento de obrigações de remuneração desses profissionais, notadamente na interpretação e aplicação legal.

Os despachantes aduaneiros pertencem à categoria dos agentes públicos que atuam por delegação do Poder Público. Não ocupam cargo publico, sendo um profissional autônomo por isso sempre uma pessoa física, está incluído no rol dos segurados contribuintes individuais, sendo os tomadores dos serviços (importadores e exportadores) responsáveis pela retenção e recolhimento da contribuição previdenciária do despachante aduaneiro, sindicalizado ou não sindicalizado, cujos honorários são livremente contratados.

PUBLICIDADE


Flavia BentesFlávia Bentes, Advogada, graduada em Direito pela Unisanta, com Pós-graduação em Direito Aduaneiro e Ciências Políticas.

Acesso à versão integral do artigo em PDF - clique aqui



Intermodal

      GHT    Antaq
       

Catálogo da Indústria Marítima

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira