Receba notícias em seu email

Navalshore

Artigo: Pode a produção nacional de grãos direcionar o saldo da balança comercial brasileira?

Nos últimos 5 anos, cerca de 35% e 64% de todo o milho e soja produzidos no Brasil (CONAB,2024), foram respectivamente destinados ao mercado externo (MDIC,2024). Isto representou em média, por esses e outros 14 tipos de grãos, quase 20% (em US$) de todo o valor exportado pelo Brasil no mesmo período.

A relevância da produção desses alimentos é indiscutível, seja ao mercado interno ou externo. Em situações normais, é possível que a produção de grãos influencie o saldo da nossa balança comercial?


PUBLICIDADE



O artigo traz as premissas que demonstram a resposta da pergunta acima, além do equacionamento que prevê, baseado em dados históricos, o saldo futuro da balança comercial brasileira.

240416 dennis cacetaDennis Caceta é Gerente de Projetos para Melhoria Contínua na GBM TECH & CONTROL (by nstech). Engenheiro (IMT) especializado em Gerenciamento de Projetos (USP/Leeds), Estatística para Análise de Negócios (FCAV/Rice) e Mestrando em Pesquisa Operacional (ITA/UNIFESP). Com 27 anos de experiência profissional em projetos operacionais, logísticos e de processos, especialmente nos principais portos brasileiros, contribui com estudos e simulações para apoiar a tomada de decisões estratégicas em investimentos em infraestrutura e superestrutura.

 Acesso à versão integral do artigo em PDF - clique aqui

 

 

 

 

 

 






Chibatão

   Zmax Group    ICN    Antaq
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira