MSC

Artigo - Box coolers, o que fazer na próxima docagem

Os box coolers ou sistema de resfriamento casco/tubo, são sistemas de resfriamento utilizados em navios e rebocadores para manter as temperaturas dos motores e outros componentes dentro de níveis operacionais. A tecnologia de resfriamento em navios evoluiu ao longo do tempo, mas não há uma data específica para o surgimento dos "box coolers" em navios e rebocadores.

Devido as incrustações na parte externa dos tubos do box cooler, a capacidade de troca de calor diminui drasticamente com o passar do tempo, chegando ao ponto de retirar a embarcação de operação para raspagem parcial das incrustações (apenas um paliativo), feita através de mergulhadores experientes.

Dependendo da infestação, é necessário efetuar uma docagem emergencial antes da renovação da Classe, a qual ocorre em intervalos de cinco anos.

PUBLICIDADE


A ideia desse artigo surgiu após a docagem bem-sucedida do "Normand Carioca", em agosto de 2022, no estaleiro Dockshore (Niterói-RJ), onde algumas inovações foram introduzidas para aumentar a permanência da embarcação flutuando, sem necessidade de docagem durante a vistoria de Classe intermediaria, a qual ocorre entre o 24º e 36º mês após a última docagem.

José Maria Cruz LimaJosé Maria Cruz Lima é bacharel em Ciências Náuticas (EFOMM – TURMA de 1983), com especialização em Máquinas, MBA em Gestão Empresarial pela FGV (2010-2011), chefe de Máquinas. Desde 2014 atua como superintendente técnico na empresa Solstad Offshore

Acesso à versão integral do artigo em PDF - clique aqui

 

 

 

 

 

 

 

 



© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira