Porto do Açu

Dragagem ecológica

A dragagem e o gerenciamento de sedimentos com mínimo impacto ao meio ambiente é uma solução técnica que permite desarenamento, remoção de sedimentos e recuperação ambiental na ausência de turbidez induzida ou poluição secundária. O sistema de dragagem Pneuma é um processo técnico desenvolvido, patenteado e fabricado pelo grupo Dott. G. Isidoro & C., Itália. O sistema Pneuma utiliza bombas pneumáticas de ar comprimido como força motriz. A aplicação de pressão hidrostática permite a dragagem em profundidades até 200 metros. Mesmo em profundidades muito baixas, onde dragas flutuantes convencionais não podem operar, a Pneuma usa um sistema de pressão a vácuo para sua operação e permite a dragagem, mesmo em áreas com um mínimo de água.

O procedimento das bombas pneumáticas com a inserção da cabeça no sedimento, garante uma remoção seletiva de camadas finas de sedimento e sem dragagem excessiva.

As principais aplicações são a desassoreamento de barragens, remoção de material do fundo de rios, lagos, lagoas, baías e área portuária para manutenção ou aprofundamento, no setor mineiro e industrial com áreas aquáticas (lagoas de rejeitos, bacia de decantação, reservatório de água e esgoto, etc.), e a dragagem de sedimentos poluídos e contaminados. Devido ao cabeça hidrostática haverá uma entrada imediata do material através das tubulações de entrada. Nenhuma turbidez induzida é produzida quando os materiais de dragagem entram nas comportas de entrada não utilizam cortadores rotativos.

A tecnologia atende aos mais altos padrões das agências ambientais Canadenses, Chinesas, Japonesas e Americanas (Environmental Protection Agency e US Army Corps of Engineers), entre outras agências. Estudos confirmam que os níveis de turbidez ao redor do sistema de draga Pneuma são extremamente baixos, e altas concentrações de materiais de baixa viscosidade podem ser dragados, devido à inserção da bomba no sedimento.


Porto do Açu


A dragagem Pneuma, tem um elevado grau de flexibilidade no modo de operação e oferece dois métodos de operação. O sistema é configurado para operar em modo pontual e por varredura. A Pneuma permite escolher entre montar um sistema de draga totalmente elétrico ou abastecido por combustível, e selecionar livremente o flutuador ou tipo de embarcação. Com esta flexibilidade, também pode realizar trabalhos em locais com restrições.

O sistema permite aumentar a concentração de sedimentos na mistura para diminuir a quantidade de água no tratamento e separação de sedimentos na dragagem de sedimentos tais como areia, silte, argila, lodo e lama sem degradação ambiental. A altíssima concentração da mistura permite o transporte econômico até o local de disposição final através do uso de caminhões-tanque com sistema de vácuo, evitando assim o uso de uma dispendiosa estação de tratamento de desaguamento, como geotêxteis.

Continue a leitura sobre a dragagem ecológica, gestão de sedimentos com mínimo impacto ao meio ambiente e monitoramento ambiental de obras de dragagem, no artigo completo.

Acesso à versão integral do artigo em PDF - clique aqui.

Mathias Schlosser é fundador da warnow|C.
DRAGAGEM ECOLÓGICA - Faz parte da warnow|C, Brasil.
https://www.dragagem-ecologica.com.br