Rio de Janeiro – A Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) promoveu ontem, em evento na sede da Confederação Nacional do Comércio, no Rio, o lançamento oficial da 33ª edição do Encontro Nacional de Comércio Exterior (ENAEX). Na ocasião o novo marco regulatório da atividade portuária foi destaque e as perspectivas de expansão da infraestrutura portuária.
A solenidade de lançamento também foi escolhida pelas empresas e entidades que atuam no comércio exterior para discussão de propostas que serão encaminhadas aos presidenciáveis. Entre os temas o marco regulatório, a simplificação e unificação tributária, a desoneração da folha de pagamento das empresas do setor e as questões que envolvem a dragagem dos portos, demandas que, segundo o presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil, José Augusto de Castro são primordiais para aumentar a competitividade do comércio exterior brasileiro.
PUBLICIDADE
Estiveram presentes o chefe da unidade da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Alexandre Florambel, além do presidente da Federação das Câmaras de Comércio Exterior, Paulo Fernando Marcondes Ferraz, o coordenador da Câmara de Logística Integrada da AEB, Jovelino Pires, o diretor da AEB, Aloísio Sobreira, e Wagner de Souza Moreira, diretor técnico da Associação Brasileira de Terminais Portuários, entre outros.
O ENAEX 2014, maior do segmento no Brasil, acontece nos dias 7 e 8 de agosto, em novo local, o Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro. Exposição com empresas do setor, espaço de conveniência e discussão de temas como “Propostas para a Redução de Custos no Comércio Exterior”, além de apresentar dez palestras que vão abordar temas como “Inovação e competitividade em negócios internacionais”, “Brasil-China – 40 anos de parceria estratégica”, “Portos: modernização e redução de custos” e “Logística e redução de custos” estão na programação do Encontro.
As presenças do ministro da Secretaria dos Portos, Antonio Henrique Silveira, do secretário de Comércio Exterior do MDIC, Daniel Godinho, do secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Freitas Barreto, do secretário-executivo da Camex, André Alvim, do diretor de Políticas de Comércio e Serviço do SCS/MDIC, e do diretor executivo da Vale, José Carlos Martins já estão confirmadas.
Estão previstos ainda workshops sobre os dois anos do Siscoserv e um outro focando drawback e licenciamento de importações. Durante o ENAEX acontecerá ainda a reunião do Conselho de Comércio Exterior do Mercosul (Mercoex) e as entregas dos prêmios “Destaque de Comércio Exterior 2014” e “Proex Excelência 2014”.
As inscrições para o ENAEX 2014 já estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas no site www.enaex.com.br.
SERVIÇO: ENAEX 2014
Data: 7 e 8 de agosto de 2014
Horário: 9h às 18h (7/8) e 9h às 17h (8/8)
Local: Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro
Endereço: Av. Paulo de Frontin, 1 - Cidade Nova – Rio de Janeiro - RJ
Inscrições: http://www.enaex.com.br/enaex2014/index.asp