Reuniões com autoridades chinesas estão entre os principais temas da agenda que o Ministério dos Transportes cumprirá durante a semana em Brasília. Os encontros ocorrem no ano em que se comemoram 40 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e a República da China contarão com a presença do presidente do país asiático, Xi Jinping.
“Será uma excelente oportunidade de atração de investimentos chineses, principalmente na área de concessões de ferrovias”, segundo o ministro Paulo Sérgio Passos.
PUBLICIDADE
O governo chinês quer garantir a participação de suas empresas em projetos portuários e ferroviários que serão lançados no Brasil e, em especial, naqueles que fazem parte do projeto de integração sul-americana e que permitirão o escoamento de minérios e de produtos agrícolas aos portos do Norte (próximos do Canal do Panamá) e países vizinhos do Pacífico.
Paulo Passos fez palestra hoje (16) na cerimônia de abertura do Seminário Empresarial sobre as oportunidades de investimentos e parcerias em setores como infraestrutura, agronegócio, comércio e indústria – Brasil e China, promovido pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI). Ainda pela manhã, ele recebe o ministro da Comissão de Desenvolvimento da China, Xu Shaoshi, em seu gabinete. À tarde, também no Ministério, discute possibilidades de investimentos com empresários chineses.
A agenda de hoje, quinta-feira (17), começa com uma reunião bilateral no Palácio do Planalto, com Dilma Rousseff e Xi Jinping. Às 11h, no mesmo local, serão assinados compromissos políticos de investimentos na melhoria da logística brasileira de escoamento de soja e de minérios para o exterior, entre outros.
Fonte:Ministério dos Transportes