Atualmente em fase de licenciamento ambiental, projeto da Bahia Mineração prevê investimento de aproximadamente US$ 2 bilhões e produção de 19,5 milhões de toneladas de minério por ano
Quando entrar em operação, o projeto Pedra de Ferro, da Bahia Mineração (Bamin), tornará a Bahia o terceiro maior estado produtor de minério de ferro do País. Atualmente em fase de licenciamento ambiental, o projeto prevê investimento de aproximadamente US$ 2 bilhões e produção de 19,5 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, da mina localizada no município de Catité, a 757 quilômetros da capital Salvador.
De Caetité, no sudoeste da Bahia, a produção será transportada pela Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) – que já está sendo construída pela Valec, empresa do governo federal – e será escoada por um terminal portuário de uso privativo no norte de Ilhéus. O terminal da Bamin será interligado ao Porto Sul, complexo logístico que será construído pelo governo do estado. A previsão é que o projeto Pedra de Ferro inicie suas operações em 2014.
Fonte: IstoÉ/Geovana Pagel
PUBLICIDADE