As bolsas europeias operam em forte alta nesta sexta-feira, com os investidores ignorando os fracos dados de crescimento da China para se concentrar em um tratamento potencialmente promissor para o coronavírus e nas esperanças contínuas de reabertura das principais economias.
Por volta de 7h50, o índice Stoxx Europe 600 subia 3,14% para 335,13, enquanto o DAX alemão avançava 4,30%, o britânico FTSE-100 subia 3,41% e o francês CAC-40 ganhava 3,98%.
PUBLICIDADE
Wall Street também indica um início mais alto para as negociações mais tarde. Os futuros do S&P 500 e do Dow Jones sobem cerca de 3,0%.
Os ganhos foram obtidos depois de reportagem revelar que pesquisadores da Universidade de Chicago citaram “recuperações rápidas” em 125 pacientes de covid-19 que tomavam remdesivir, droga experimental da Gilead Sciences Inc., como parte de um ensaio clínico. O remdesivir experimental é considerado agora o principal candidato na corrida para desenvolver um tratamento para as infecções pelo novo coronavírus.
Os investidores aproveitaram os sinais de progresso em potencial durante um tratamento para a doença potencialmente fatal, bem como as diretrizes anunciadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, para reabrir a economia americana, embora ele não tenha indicado um prazo claro, para comprar ativos de risco. Os EUA parecem estar ainda no centro da pandemia, enquanto os casos na Europa diminuem e alguns países começaram a relaxar as restrições impostas para combater a propagação do vírus.
Os mercados pareceram ignorar os dados da China, de queda de 6,8% no PIB do primeiro trimestre, a primeira contração trimestral já registrada desde os anos 1970, devido à pandemia. O país estava no epicentro do surto inicial no fim do ano passado.
A maioria dos setores sobe dentro do Stoxx 600, com as farmacêuticas à frente. Ações da Roche Holding sobem cerca de 2% depois que o grupo suíço disse que estava desenvolvendo um novo teste sorológico para detectar anticorpos em pacientes expostos ao coronavírus.
Operam em alta firme desde a abertura as ações da Novartis (1,60%), AstraZeneca (2,3%), AZN (1,65%), Sanofi (2,17%) e Novo Nordisk (1,0%).
As ações da Nokia sobem mais de 4%, continuando os ganhos de quinta-feira, depois que a Reuters informou que o grupo finlandês de telecomunicações contratou o Citigroup para defendê-lo de uma oferta hostil de aquisição. Um porta-voz da empresa não pode ser encontrado imediatamente para comentar.
Ações de empresas de vestuário também estavam em ascensão, com a H&M Hennes & Mauritz (7,0%), Hugo Boss (8,6%) e a fabricante de artigos de luxo Luis Vuitton (5,3%) ganhando acima de 5% nesta manhã.
O euro opera em queda de 0,4% a US$ 1,0820, enquanto a libra perde 0,5%, a US$ 1,2419.
Fonte: Valor