Área da ZPE será transformada em uma extensão do Distrito Industrial do Rio Grande
Em assembleia, o Conselho de Administração da Companhia Administradora da ZPE aprovou a medida
O titular da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), Mauro Knijnik, participou, na tarde de ontem, 05, de assembleia do Conselho de Administração da Companhia Administradora da Zona de Processamento de Exportação do Rio Grande (Zoperg), realizada na sede da Companhia. Na ocasião, ele anunciou a intenção de extinção da ZPE rio-grandina e transformação de sua área em uma extensão do Distrito Industrial do Rio Grande (Dirg). A medida foi aprovada pelos conselheiros, de forma unânime. "Está decidido. É uma notícia muito boa para a comunidade, pois o governo do Estado vai ampliar o Dirg, possibilitando a vinda de novas empresas para o Município", relatou.
De acordo com o secretário, os conselheiros ficaram entusiasmados com a possibilidade que se abre de se ter novas empresas grandes instaladas na cidade. "A área que abriga a ZPE, atualmente sem funcionalidade, poderá abrigar inúmeras indústrias, inclusive fornecedores do setor oceânico, de petróleo e gás", observou. O próximo passo será o Executivo estadual encaminhar um projeto de lei para a Assembleia Legislativa, visando à apreciação e à aprovação. Neste projeto, serão incluídas todas as etapas que nortearão a liquidação da ZPE e a incorporação de sua área ao Dirg. Depois será nomeado um liquidante. Knijnik acredita que o projeto será bem recebido pelos deputados. A transformação completa deverá estar concluída em um prazo de 60 dias.
A decisão de extinção da Zona de Processamento de Exportação deve-se ao fato de até hoje nenhuma empresa ter feito solicitação concreta para se instalar em sua área, enquanto, em decorrência do Polo Naval, há interesse de várias empresas em instalar-se no Município. Ela foi criada em 1994, com uma área de 534 hectares, e se mantém parada. O investimento foi de R$ 2 milhões. A área está localizada próxima ao terminal de contêineres (Tecon) e, segundo a SDPI, é uma das mais valorizadas para receber investimentos devido à proximidade com o Polo Naval.
O prefeito do Rio Grande, Fábio Branco, também aprova a medida, pois entende que a ZPE rio-grandina nunca deu certo. "Rio Grande passa por um momento muito positivo, tem várias empresas interessadas em se instalar na cidade, e essa área é muito nobre para ficar esperando uma legislação que viabilize a ZPE. Transformado em distrito industrial, esse espaço será melhor aproveitado", disse o prefeito.
Licenciamento ambiental
O secretário também informou que a equipe da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) está tratando do processo de renovação da licença ambiental do Dirg, que está vencida.
Fonte: Jornal Agora (RS)/ Carmem Ziebell
PUBLICIDADE