De acordo com a estatal, a produção média diária de gás natural no quadrimestre somou 10,3 mil metros cúbicos diários (m³/dia), enquanto a média no ano passado foi de 9,8 mil m³/dia.
Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) em Urucu ampliou produção no primeiro quadrimestre do ano. Foto: Divulgação Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) em Urucu ampliou produção no primeiro quadrimestre do ano.
Manaus - A produção média de petróleo e gás da Petrobras no primeiro quadrimestre do ano, no Amazonas, atingiu 116,8 mil barris de óleo equivalentes por dia (boe/dia), alta de 1,5% sobre 2010. A alta foi influenciada pelo gás, que evoluiu 5% no período.
De acordo com a estatal, a produção média diária de gás natural no quadrimestre somou 10,3 mil metros cúbicos diários (m³/dia), enquanto a média no ano passado foi de 9,8 mil m³/dia.
Em sentido inverso, a produção exclusiva de petróleo concentrada nos campos de Urucu, em Coari, caiu 1,5% nos primeiros quatro meses do ano. Em 2010, a produção média foi de 53,5 mil barris por dia, e esse ano até abril a produção tem sido de 52,7 mil barris diários.
Em abril, a produção de petróleo e gás natural foi 0,5% acima do resultado de igual mês do ano passado. A produção de gás natural no Amazonas cresceu 6,5% em abril no mesmo comparativo e a de petróleo foi 6% abaixo de igual mês do ano passado.
Em abril desse ano, a produção média de gás natural ficou em 10,6 mil m³/dia, ano passado o resultado fechou em 9,98 mil m³/dia. Já a produção de petróleo de abril no ano passado era de 56,2 mil barris/dia e caiu para 52,7 mil barris/dia.
Em relação a março, a produção média diária de petróleo aumentou assim como a de gás natural. O resultado de abril foi 4% maior que março.
A produção de petróleo em abril foi 1,85% acima da de março com 51,8 mil barris/dia e a de gás natural aumentou 6% em abril em relação a março que produziu 10 mil m³/dia.
Produção Nacional
No Brasil, a produção de petróleo e gás foi de 2,34 milhões boe/dia. Devido a paradas programadas para manutenção em plataformas da Bacia de Campos este volume manteve-se nos mesmos níveis de abril de 2010 e ficou 1,3% abaixo da produção de março.
A produção de gás natural em abril foi de 54,4 milhões de m³/dia, alta de 5,7% em relação a abril de 2010.
A produção de petróleo nos campos nacionais chegou a 2 milhões de barris diários, ficando 1,4% abaixo da produção do mesmo mês do ano passado e foi 1,8% menor que o volume extraído no último mês de março, refletindo a parada programada de plataformas na Bacia de Campos.
E a produção média de petróleo e gás natural da Petrobras no Brasil e no exterior, em abril, foi de 2,5 milhões boe/dia.
Fonte: Beatriz Gomes/portal@d24am.com
PUBLICIDADE