A presidente Dilma Rousseff e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, participam da posse de Maria das Graças Foster na Presidência da Petrobras. O evento ocorrerá na segunda-feira, às 15h, na sede da estatal, no Rio de Janeiro.
Graça, como é conhecida, substituirá José Sérgio Gabrielli, que deixa o cargo para assumir uma secretaria do governo de Jaques Wagner (PT), na Bahia. Gabrielli faz uma aposta em sua carreira política, tentando consolidar seu nome para a sucessão de Wagner em 2014.
Ex-diretora de Gás e Energia, Foster trabalha há 31 anos na Petrobras. É graduada em engenharia química pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com mestrado em engenharia química, pós-graduação em engenharia nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e MBA em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) do Rio.
No lugar de Graça, assume a Diretoria de Gás e Energia o atual gerente-executivo de Operações e Participações em Gás Natural, Alcides Santoro Martins. José Formigli será o titular de Exploração e Produção em substituição a Guilherme Estrella, que vai se aposentar.
Na reunião da última quinta-feira (9) do Conselho Administrativo da estatal, foi criada uma diretoria corporativa para tratar do quadro administrativo e de questões internas. O ex-presidente da Petrobras e ex-presidente do PT José Eduardo Dutra deve assumir o cargo.
Fonte: Valor / Yvna Sousa
PUBLICIDADE