BRASÍLIA - A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nota em que afirma que os desvios no programa de subsídios ao transporte de produtos agrícolas já haviam sido constatados por fiscalização interna. As informações foram encaminhads aos órgãos competentes, informou a companhia.
Em relatório divulgado ontem, a Controladoria-Geral da União (CGU) estimou que as fraudes nas operações do Prêmio para Escoamento da Produção (PEP) causaram "prejuízo potencial" ao erário de R$ 228 milhões.
A nota afirma que “foram tomadas providências imediatas pela companhia, com o encaminhamento ao Ministério Público Federal de todos os casos com indícios de irregularidades, que já resultaram na abertura de 14 inquéritos pela Polícia Federal”.
Empresas registradas em nome de "laranjas" receberam, segundo a CGU, R$ 16,6 milhões em 2010 e 2011 para aquisição de milho. No entanto, elas pagavam aos produtores menos do que o preço mínimo estabelecido pelo governo, obtendo “lucro” com o deságio.
A Conab diz ainda que o presidente Evangevaldo Moreira dos Santos, diretores e a auditoria interna estão analisando o relatório “com vistas às providências necessárias para atender às recomendações feitas pela Controladoria-Geral da União”.
Fonte: Valor Econômico/Por Yvna Sousa | Valor
PUBLICIDADE