Até agosto de 2013, as exportações cearenses já totalizaram 105,5 mi, segundo dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). O órgão aponta os produtos manufaturados como os principais itens que alavancaram os números, cujo percentual chegou a 30,8% de tudo que o Estado exportou no mês. O índice corresponde a uma cifra de US$ 32,5 mi.
“Mas temos exportações importantes também de peles, couros e frutas tropicais com destaque para o Melão”, afirma Daniel Gondinho, secretário de Comércio Exterior, ressaltando o Estado como responsável por 60% das vendas realizadas no Brasil atualmente.
Nesse trade, Adriana Prado, gerente da Marketing da Itaueira Agropecuária, aponta que a empresa chega a exportar 50% de sua produção para Estado Unidos, Canadá, Rússia e Espanha. Apesar da boa fatia que o grupo detém, ela afirma que a falta de pessoal dos órgãos anuentes dificultam as relações comerciais.
Janela única
De acordo com Gondinho, a Secretaria do Comércio Exterior estaria estudando a implementação de um sistema de janela única no Brasil. A ideia permitirá a integração de sistemas dos 28 órgãos anuentes de exportação e importação.
Para o secretário do Mdic, uma das metas finais da proposta é a diminuição dos prazos e tempos médios das operações de importação e exportação.
(Fonte: O Povo (CE)/Daniel SIlva, especial)
PUBLICIDADE