A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) realiza painel em Balneário Camboriú nesta terça e quarta-feira para definir as rotas estratégicas para os segmentos ligados à economia do mar. A iniciativa faz parte do Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense (PDIC), que vai propor ações futuras e promover, no longo prazo, uma dinâmica de prosperidade industrial.
O programa pretende formular, até 2014, um Masterplan com os principais pontos críticos que afetam o desenvolvimento da indústria no Estado.
Para desenhar as rotas estratégicas serão realizados painéis de especialistas, que têm o objetivo promover uma reflexão sobre a situação atual, o futuro desejado e os desafios a serem enfrentados.
O PDIC iniciou em 2012 com a identificação de segmentos industriais com maior potencial de desenvolvimento no longo prazo, chamados de "Setores Portadores de Futuro". São eles: agroalimentar, bens de capital (máquinas e equipamentos), celulose e papel, cerâmica, construção civil, economia do mar, energia, indústrias emergentes, meio ambiente, metalmecânica e metalurgia, móveis e madeira, produtos químicos e plástico, saúde, tecnologia da informação e comunicação, têxtil e confecção, e turismo.
A identificação dos setores teve a participação da indústria, sindicatos, representantes do governo e pesquisadores.
Fonte: O SOL DIÁRIO
PUBLICIDADE