SÂO PAULO - Nesta sexta, em São Paulo, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o governo poderá baixar a tarifa de importação do aço para tentar conter a inflação. A declaração foi dada à agência de notícias Bloomberg, durante um evento da mesma. Segundo ele, a decisão final será tomada pela Câmara de Comércio Exterior, mas esta deve ser uma medida necessária nos próximos meses.
"Analisando o comportamento dos índices de varejo, vemos que o IPCA e o IPC caíram, mas houve elevação do IGP-DI por causa do aço, fundamentalmente. Nós já fizemos isso outras vezes. Quando o setor começa a exagerar na dose de subir preços, ele já sabe o que vai acontecer. Nós vamos baixar alíquotas de importação. Eu não gostei desse impacto que houve no IGP-DI", disse.
O Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI), que tem a mesma metodologia que o IGP-M, subiu em maio 1,57%. Mantega disse que a expansão da demanda interna não está causando impacto na inflação e que não há superaquecimento da economia.
"É bom deixar claro que a inflação que tivemos no primeiro trimestre deste ano não se deveu ao ritmo de crescimento", disse o ministro, em vídeo apresentado pela Bloomberg durante o lançamento de seu serviços de notícias em tempo real em português.
Fonte: Diário de Pernambuco
PUBLICIDADE