A Agência Nacional do Petróleo (ANP) informou nesta terça-feira que 16 empresas se inscreveram para participar da 4ª Rodada de licitação de blocos no pré-sal sob regime de Partilha. A a agência destacou que é um número recorde para rodadas nesse regime. De acordo com a ANP, os pedidos de inscrição dessas empresas, "que estão entre as maiores do setor de petróleo e gás no mundo", ainda serão analisados pela Comissão Especial de Licitação.
Leilão de petróleo já tem arrecadação de mais de R$ 8 bilhões
PUBLICIDADE
Prevista para o próximo dia 7 de junho, a 4ª Rodada vai oferecer quatro áreas no pré-sal: as áreas de de Itaimbezinho e Dois Irmãos, na Bacia de Campos, e de Três Marias, e Uirapuru, na Bacia de Santos.
Já no dia 28 de setembro a ANP prevê realizar mais um leilão oferecendo outros quatro blocos no pré-sal na 5ª Rodada de licitações de Partilha. Nesse leilão dois dos blocos que serão oferecidos, o de Saturno e de Titã, são resultado da união da antiga área de Saturno, retirada da 4 ª Rodada do pré-sal, e os dois blocos do pós-sal que foram retirados da 15ª Rodada de licitações do pós-sal realizada em março último, por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), por estarem muito próximos às áreas do pré-sal. Os outros dois blocos que serão ofertados na 5ª Rodada são Pau Brasil e Tartaruga Verde.
Nas licitações sob o regime de partilha da produção, as empresas vencedoras são as que oferecem à União a partir de um percentual mínimo fixado no edital, a maior parcela de petróleo e gás natural produzido (ou seja, a maior parcela de excedente em óleo). O valor de bônus a ser arrecadado nessa 4ª rodada é de R$ 3,2 bilhões.
Fonte: O Globo