A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou nesta segunda-feira (1º) uma pesquisa sobre as exportações brasileiras. Segundo a Sondagem Especial, 32% das indústrias que vendem para fora do País diminuíram sua presença contra concorrentes estrangeiros e 16% deixaram de exportar. Apenas 9% das companhias conseguiram aumentar seus embarques em 2010.
Em 2011, 24% das empresas exportadoras estimam uma redução do peso das vendas ao exterior em seu faturamento bruto. No ano passado, a participação média dos embarques no faturamento das empresas exportadoras foi de 20%.
Para este ano, a expectativa é que 68% dos exportadores adotem estratégias novas para estimular os embarques para o exterior. Dessas, a principal medida que vem sendo adotada pelas empresas é reduzir custos para ganhar produtividade. De acordo com a CNI, a participação média das vendas externas no faturamento da indústria no ano passado foi 20% e, para este ano, 24% das empresas ouvidas previram queda da participação das exportações no faturameto bruto.
Fonte: Agência Brasil e Agência Estado
PUBLICIDADE
http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=69165