O Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária ficou praticamente estável no primeiro trimestre deste ano, frente a igual período de 2018, com o bom desempenho do setor pecuário compensando resultados mais fracos da safra de grãos, disse Claudia Dionísio, gerente das Contas Nacionais Trimestrais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Pelos dados divulgados nesta quinta-feira, o PIB agropecuário recuou 0,1% entre janeiro e março, perante um ano antes. O movimento está relacionado com a menor safra de grãos como arroz (-10,6%) e soja (-4,4%), além de produtos como fumo (-2,9%).
PUBLICIDADE
“Algo como 60% da safra de soja é colhida no primeiro trimestre. Do arroz, a concentração no primeiro trimestre também é relevante. E são culturas que estão com perda de produtividade”, disse a pesquisadora, durante entrevista coletiva para apresentar o resultado das Contas Nacionais.
Das contribuições positivas, além da pecuária, ela citou a expectativa do crescimento da safra nacional de milho, que deve subir 12,6%.
Fonte: Valor