Os contratos futuros de petróleo operam em alta nesta quinta-feira, mas desaceleraram os ganhos após a divulgação do relatório anual da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).
Por volta de 9h35, o contrato do petróleo bruto Brent para dezembro operava em alta de 1,95%, a US$ 42,81 o barril, e os futuros do WTI para novembro ganhavam 1,80%, a US$ 40,67 o barril.
PUBLICIDADE
Os investidores analisam a informação do cartel de que o pico da demanda por petróleo não ocorrerá nas próximas duas décadas. A demanda global para 2040, quando atingirá 109,3 milhões de barris por dia, será de cerca de 10% acima do nível de 2019. O pico da demanda de combustível fóssil não acontecerá depois desse ponto, mas com a demanda de gás continuando a aumentar até 2045.
Os preços estão subindo também na esteira da greve dos petroleiros na Noruega e pela esperada passagem do furacão Delta na Louisiana nos próximos dias, de acordo com Bjornar Tonhaugen, da Rystad Energy. “Com 80% da produção do Golfo do México dos EUA agora fechada ... a produção reduzida dá um fôlego para os traders, que têm visto os estoques de petróleo subindo novamente”, disse Tonhaugen.
Fonte: Valor