O Ministério da Economia divulga hoje, às 11h, a atualização de seus parâmetros macroeconômicos. E deverá trazer um número de desempenho da economia para 2020 pior do que a queda de 4,1% prevista pelo mercado e revelada na segunda-feira na pesquisa Focus, do Banco Central, apurou o Valor.
A projeção oficial até o momento para o PIB deste ano é que a economia fique estagnada, embora as principais autoridades da pasta comandada por Paulo Guedes já admitissem abertamente um resultado negativo.
PUBLICIDADE
A atualização da estimativa para o desempenho da economia ainda não havia sido feita por causa da excessiva volatilidade e da dificuldade de se traçar cenários em um ambiente ainda altamente indefinido.
O próprio mercado é usado para explicar essa incerteza. Há uma forte dispersão nas estimativas de desempenho da economia brasileira por parte dos analistas privados. O número de -4,1% é apenas aquele que está no meio de uma série de projeções feitas por uma centena de bancos, consultorias e empresas. No Focus divulgado na segunda-feira, a previsão mais otimista era de queda de 1,26%, e a mais pessimista, de retração de 9%.
Agora, o governo já adotou uma série de medidas e já se sabe que a crise derivada da pandemia é maior do que inicialmente se estimava. Mas seu tamanho ainda está difícil de ter um grau razoável de certeza, reconhecem fontes oficiais. Nesse sentido, para chegar à projeção que será divulgada hoje, o governo teve que lançar mão de hipóteses também sobre a duração das medidas de restrição às atividades e ao trânsito de pessoas.
Fonte: Valor