A produção brasileira de aço bruto subiu 3,6% em setembro frente a igual mês do ano anterior, para 2,8 milhões de toneladas. Com isso, a produção acumulada em 2011 totalizou 26,7 milhões de toneladas de aço bruto até setembro, um avanço de 7,3% contra igual período no ano passado. Os dados foram anunciados hoje pelo Instituto Aço Brasil (IABr).
Ainda segundo o instituto, a produção de laminados atingiu 2 milhões de toneladas em setembro, uma alta de 2,2% frente a setembro do ano passado. No acumulado do ano, a produção de laminados totaliza 19 milhões de toneladas, um recuo de 2,6% na comparação com igual período no ano passado.
Quanto às vendas internas, o mês de setembro contou com comercialização de 1,8 milhão de toneladas de produtos, um aumento 4,1% em relação a setembro de 2010. Já as vendas internas acumuladas em 2011 somaram 16,3 milhões de toneladas, um crescimento de 1% frente ao mesmo período do ano passado.
Já o consumo aparente nacional de produtos siderúrgicos em setembro foi de 2,1 milhões de toneladas, uma queda de 4,8% contra setembro do ano passado. No acumulado do ano até setembro, o consumo soma 19 milhões de toneladas em 2011, um recuo de 5,7% frente a igual período em 2010. O consumo aparente é calculado a partir da soma das vendas diretas das empresas produtoras de aço e das importações de distribuidores e consumidores.
Fonte: Jornal do Commercio (RS)/Agência Estado
PUBLICIDADE