O Reino Unido não vai fazer parte da “Beyond Oil and Gas Alliance”, uma aliança de países impulsionada pela Dinamarca e pela Costa Rica com objetivo de eliminar gradualmente a produção de petróleo e gás. A iniciativa seria lançada nesta quarta-feira (10) na COP26, em Glasgow, na Escócia, mas foi adiada após a recusa britânica.
Um porta-voz do governo do Reino Unido disse ao The Guardian que “nenhum outro país produtor de petróleo e gás foi tão longe quanto o Reino Unido no apoio à transição gradual do setor para um futuro de baixo carbono”.
A ausência do Reino Unido, anfitrião da COP26, é considerada um embaraço diplomático. O país tem sido criticado internamente por não desistir de um novo campo de exploração de petróleo nas ilhas Shetland e de uma nova mina de carvão em no norte da Inglaterra.
“Embora a dependência do Reino Unido de combustíveis fósseis continue diminuindo, continuará havendo uma necessidade contínua, mas decrescente, de petróleo e gás nos próximos anos, enquanto aumentamos a capacidade de energia renovável”, disse a fonte citada pelo jornal britânico.
PUBLICIDADE
Fonte: Valor