Área plantada do Estado nesta safra equivale a 7,437 milhões de hectares
A produção gaúcha de grãos na safra 2010/11 deverá ser de 28,8 milhões de toneladas, de acordo com o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado hoje (dia 9 de setembro). O volume representa um aumento de 13% em relação à safra anterior e inclui as lavouras de arroz, milho, trigo, soja, aveia, centeio, cevada, feijão, girassol, mamona, caroço de algodão, amendoim e triticale.
A área plantada do Estado nesta safra equivale a 7,437 milhões de hectares (1,2% a mais na comparação com a safra anterior). A produção de soja prevista pela Conab é de 11,6 milhões de toneladas (13,5% de aumento sobre a safra passada). Para arroz e milho, as estimativas são de 8,9 milhões e 5,7 milhões de toneladas, respectivamente, com crescimento de 21,6% e 3,3%.
Praticamente encerrada, a safra começou sob influência do La Niña. No Rio Grande do Sul, o trigo e as demais culturas de inverno da metade norte do Estado foram os mais prejudicados, segundo o boletim da Conab. O excesso de umidade e o número de dias com chuva impediram um trabalho mais efetivo no manejo das lavouras, dificultando o controle fitossanitário e a adubação nitrogenada. Na Metade Sul, as precipitações ficaram abaixo da média e as barragens destinadas à irrigação do arroz ainda não atingiram a capacidade máxima, informa a Conab.
Fonte: Zero Hora
PUBLICIDADE