De São Paulo - A mineradora Vale e a siderúrgica Sinobras firmaram sociedade para produzir bobinas de aço em Marabá, no Sul Pará. A nova empresa, batizada de Projeto Aline, é um desdobramento da Aços Laminados do Pará (Alpa), usina da Vale que entra em atividade em 2013 e terá investimentos de R$ 7,4 bilhões e previsão de geração de 18 mil empregos. Os aportes incluem ainda ramal ferroviário, terminal fluvial e frota de barcaças e rebocadores.
"O Alpa tem capacidade anual de produção estimada em 2,5 milhões de toneladas de aço, podendo chegar a 5 milhões de toneladas", informou Fernando Augusto Quintella, diretor de Desenvolvimento e Implantação de Projetos de Capital, Sustentabilidade e Relações Institucionais da Vale.
De acordo com Ian Corrêa, vice-presidente da Sinobras, a Alpa vai ceder placas de aço para o Projeto Aline produzir anualmente 650 mil toneladas de bobinas quentes e frias e chapas galvanizadas, produtos que serão vendidos para indústrias de vários setores e ajudar a fomentar o processo de crescimento econômico do Pará.
Além disso, a Sinobras deixará de importar aço para seu processo produtivo. "Assim, criamos condições para a abertura de um novo polo de desenvolvimento a partir de Marabá, permitindo que empresas consumidoras desses produtos, como indústrias da linha branca e de carrocerias, se instalem na região", aposta Ian Corrêa. (LM)
Fonte: Valor Econômico
PUBLICIDADE