Vale espera começar obras da CSU em 2011
A Vale informou, em comunicado, que entregou na quinta-feira o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impactos ao Meio Ambiente (EIA-RIMA) do projeto de construção da Companhia Siderúrgica Ubu (CSU) ao governo do Espírito Santo. A Vale prevê que o processo de licenciamento termine ainda no próximo ano e avalia que poderá iniciar as obras em 2011.
"A expectativa é de que a usina esteja pronta para operar em 2014", afirmou a companhia, em comunicado.
A usina terá capacidade anual para produzir 5 milhões de toneladas de placas de aço e será instalada em Anchieta (ES). "A Vale vem atuando para o desenvolvimento de novos projetos siderúrgicos no estado desde 2003, quando trabalhamos para a viabilização do terceiro alto-forno da então CST, hoje ArcelorMittal", lembrou o presidente da Vale, Roger Agnelli, no comunicado.
A mineradora está envolvida na viabilização de quatro grandes projetos siderúrgicos no país, como parte da estratégia de agregar valor ao minério de ferro.
Além da CSU, a Vale constrói atualmente em Santa Cruz (RJ), em parceria com a ThyssenKrupp, uma usina com capacidade anual de 5 milhões de toneladas de placas de aço, com entrada em operação prevista para meados do ano que vem. além de um projeto em Marabá (PA) e outro em Pecém, no Ceará.(Fonte: Jornal do Commercio/RJ/Da agência Reuters)