Barra Mansa e Resende - A Votorantim Siderurgia comemora dois anos de operação se posicionando como um dos principais players do setor siderúrgico. A empresa, que surgiu de uma reestruturação de outra Unidade de Negócios do Grupo Votorantim, a Votorantim Metais, tem capacidade produtiva de 2,5 milhões de toneladas de aços longos por ano e quatro siderúrgicas, duas no Brasil (Barra Mansa e Resende, Rio de Janeiro) e duas no exterior (Colômbia e Argentina). A empresa participa, ainda, do bloco de acionistas da Usiminas, Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais.
A criação da Votorantim Siderurgia se deu devido à importância que o negócio siderúrgico desenvolveu dentro do Grupo Votorantim. Apesar de a empresa ter apenas dois anos, o Grupo Votorantim produz aços longos desde 1937, quando adquiriu sua primeira Unidade, a então Siderúrgica de Barra Mansa. A planta possui atualmente capacidade produtiva de 800 mil toneladas de aços longos por ano e é considerada uma das siderúrgicas mais tradicionais do país.
Em 2009 a empresa inaugurou a unidade em Resende. A siderúrgica foi construída em tempo recorde, apenas 18 meses, e é considerada uma das mais modernas do mundo, pois é baseada no conceito mini mill, usinas com alta tecnologia empregada, baixo impacto ambiental e reduzido custo de operação e manutenção.
Por meio da marca Votoraço, a empresa possui um portfólio destinado à construção civil, composto pelos vergalhões Votoraço VS 50, 60, e 25 e pelos arames recozidos, telas eletrosoldadas e armaduras treliçadas. A linha de produtos Votoraço voltados à construção mecânica é composta pelas barras chatas perfil u, perfil i, cantoneiras, barras redondas e fio- máquina.
No exterior, a Votorantim Siderurgia é acionista majoritária da Paz del Rio, na Colômbia, com capacidade de produção de 450 mil toneladas por ano, e controladora da Acerbrag, na Argentina, com capacidade de 250 mil toneladas por ano.Em todas as localidades em que atua, a empresa realiza programas socioambientais, reafirmando o compromisso firmado com as comunidades locais. Por exemplo, na Unidade de Resende, a empresa possui um programa de reflorestamento responsável pelo plantio de um cinturão verde que corresponde a 38% da área total da planta.
No âmbito social, a Votorantim Siderurgia realiza diversos projetos voltados para educação, trabalho e cultura, inserindo jovens baixa renda entre 15 e 29 anos no mercado de trabalho. O projeto Futuro em Nossas Mãos promove a capacitação técnica de jovens com objetivo de inseri-los no mercado de trabalho.
O Conecta é voltado para o ensino da informática básica; o Criando Cultura Produzindo Sonhos permite que o jovem adquira sua auto-estima e seja um agente cultural através das técnicas de música, arte, teatro e outras atividades lúdicas; o Educação Cognitiva ajuda os jovens no aprendizado escolar através de técnicas de ensino cognitivas em complemento ao ensino escolar regular; o Música nas Escolas leva cultura através dos ensinamentos da Música em todas as escolas municipais de Barra Mansa e o Geração de Renda é destinado ao cooperativismo na prestação de serviços de informática. A Votorantim Siderurgia tem atualmente 4,7 mil funcionários, capacidade de produção de 2.500 mil toneladas de aço por ano e obteve receita líquida de R$ 2,2 bilhões em 2009.
Fonte: Diário do Vale
PUBLICIDADE