A Wintershall Dea AG, a empresa nacional de energia argentina YPF e a empresa global de ciência de materiais Dow Inc assinaram um memorando de entendimento (MoU) para avaliar oportunidades potenciais de captura e armazenamento de carbono (CCS) na Argentina, especificamente perto de Bahia Blanca.
De acordo com o memorando de entendimento, por um período de 12 meses as equipes técnicas das três empresas trabalharão em conjunto para identificar potenciais locais adequados para CCS nos arredores do conglomerado industrial portuário de Bahía Blanca. A informação é da Wintershall Dea em comunicado à imprensa.
PUBLICIDADE
A Wintershall Dea observou que um projeto de CCS nas proximidades do cluster industrial de Bahia Blanca poderia facilitar a produção de hidrogénio com baixo teor de carbono à base de gás natural.
“Enquanto tecnologia, a CCS desempenhará um papel importante a nível mundial na descarbonização das indústrias e no cumprimento das metas climáticas”, afirmou Mario Mehren, CEO da Wintershall Dea. “Esperamos contribuir com o nosso conhecimento e experiência dos nossos projetos europeus de CCS para avaliar o potencial da CCS aqui na Argentina.”