A Xstrata alimentou esta semana as especulações de uma fusão com a Glencore, a comercializadora de commodities de capital fechado, depois que o executivo-chefe da companhia mineradora sugeriu que uma união das duas companhias poderia criar valor.
A possibilidade de uma fusão entre as duas companhias, que compartilham o mesmo presidente do conselho de administração, vem aumentando nos últimos meses, na medida em que a Xstrata busca oportunidades para ganhar escala, enquanto a Glencore recorreu aos mercados de capitais.
"Enquanto o mercado observa possíveis opções [para a Xstrata e a Glencore] esta é uma opção a ser considerada", disse Mick Davis, executivo-chefe da multinacional mineradora com sede na Suíça. "Há grandes vantagens em fazer parte da capacidade de comercialização da Glencore e firmar essa relação poderia reforçar essas vantagens", disse ele.
Uma fusão com a Glencore não está sendo considerada ativamente e a Xstrata atingiu um ponto de maturação a partir do qual poderá se concentrar no crescimento orgânico, disse ele. Mas Davis acrescentou: "Sei que a Glencore vem pensando nisso". A Glencore controla 34% da Xstrata.(Fonte: Valor Econômico/ William MacNamara, Financial Times, de Londres)
PUBLICIDADE