O candidato ao Governo pela Coligação Mato Grosso Melhor Pra Você, Mauro Mendes (PSB), participou na manhã de ontem (25.07) do primeiro debate de candidatos a governador, realizado pela Rádio Difusora de Cáceres. Logo no início do debate, que durou aproximadamente 3 horas e meia, Mauro lembrou que durante muitos anos o Governo do Estado não esteve presente na região, que é composta por 20 municípios, com aproximadamente 300 mil pessoas. Ele lamentou o fato e avisou que vai trabalhar muito para ser governador do Estado e mudar a realidade da região, que tem grande potencial nas áreas de mineração, turismo, pecuária e agricultura.
Durante todo o debate Mauro Mendes manteve o posicionamento de falar do seu plano de Governo e esclarecer aos ouvintes tudo que pretende fazer pela região quando for eleito. O candidato do PSB também deixou claro que em época de campanha, é muito comum o cidadão ouvir inúmeras promessas que acabam não se concretizando quando o político é eleito. "Pretendo mudar isso com trabalho sério, competência e com Deus sempre à frente".
Uma das propostas de Mauro Mendes é viabilizar a Zona de Processamento e Exportação (ZPE) de Cáceres, que há anos não si do papel. Segundo ele, a ZPE não é só de Cáceres, mas de todo o Mato Grosso, e será um grande investimento que o Governo precisa fazer para gerar emprego. As ZPEs são distritos industriais incentivados, onde as empresas neles localizadas operam com redução/suspensão de impostos e contribuições federais e liberdade cambial (podem manter no exterior 100% das divisas obtidas nas exportações), com a condição de destinarem pelo menos 80% de sua produção de bens e serviços ao mercado externo.
Para o candidato, a geração de emprego, que se concretizará com a instalação de indústrias na ZPE de Cáceres, é uma das coisas mais importantes em qualquer governo, porque gera renda e condições de dignidade ao cidadão. Mauro Mendes destacou que chegou em Mato Grosso há 30 anos, com 16 anos, e como qualquer outra pessoa teve dificuldades em se estabelecer. Ficou desempregado por seis meses, mas teve a oportunidade de abrir um negócio e, com muito trabalho, conseguiu prosperar. "Com trabalho e honestidade tudo é possível".
Além da ZPE, o candidato frisou que Cáceres também precisa da hidrovia Paraguai/Paraná, que também vai beneficiar todo o Estado. Ele garantiu que vai fazer todo o possível para que a hidrovia se concretize, já que Mato Grosso é um dos estados brasileiros que mais sofre com a falta de logística adequada para transportar sua grande produção. Mas tudo, deixou claro, respeitando o meio ambiente, que também deve ser a preocupação de qualquer governante.
Na área da saúde, uma das grandes reclamações da população de Cáceres é o sucateamento do Hospital Regional. No debate, os dois principais adversários de Mauro Mendes foram bastante questionados sobre os problemas da saúde, tanto no Estado, quanto na Capital, e passaram o tempo tentando justificar o que não fizeram.
Enquanto isso, Mauro falou de suas propostas, mostrando aos ouvintes da Rádio Difusora de Cáceres sua vontade de trabalhar. "Não vou dizer que sou melhor, quem vai julgar é o cidadão. O povo é que vai escolher quem acha que pode cuidar melhor de Mato Grosso, é uma decisão importante. Mas posso dizer que minha história de vida é diferente dos outros candidatos. As pessoas dizem que sentem ausência do governo no município e eu, como governador, quero estar presente em todos eles, independentemente do partido do prefeito, mas darei atenção especial aos municípios mais carentes".
Fonte: 24 Horas News
PUBLICIDADE