Rio - A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP) lançou, em sua página na internet, um recurso com dados sobre os blocos na fase de exploração, campos em etapa de desenvolvimento da fase de produção, levantamentos geofísicos etc dos campos de exploração brasileiros, incluindo os do pré-sal, segundo nota divulgada pela instituição nesta sexta-feira.
Na tabela, que tem dados desde 2001, há dados consolidados de produção de petróleo e gás natural, por bacia, Estado e localização (terra e mar), reinjeção de gás natural, queima e perda de gás natural, distribuição de royalties e participações especiais, pagamento pela ocupação ou retenção de área e pagamento aos proprietários de terra de participação sobre a produção de petróleo e de gás natural.
O anuário estatístico está dividido em seis seções: panorama internacional, indústria nacional do petróleo, comercialização, biocombustíveis, licitação de blocos e resoluções da ANP.
A tabela apresenta a evolução dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento por concessionário e do programa de recursos humanos para o setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis (PRH-ANP). O anuário mostra ainda os resultados de todas as rodadas de licitações realizadas entre 1999 e 2008 e as resoluções da ANP de 2010.
Em uma seção dedicada aos biocombustíveis, há dados sobre a produção de etanol anidro e hidratado e os dados de vendas pelas distribuidoras e de exportação do produto. A capacidade nominal, produção e consumo de biodiesel também podem ser consultados.
Fonte: O Dia Online
PUBLICIDADE