Receba notícias em seu email

Navalshore

Audiência pública une forças para a consolidação da indústria naval

A Câmara Municipal do Rio Grande sediou na última sexta-feira audiência pública sobre "Crescimento Econômico e Sustentabilidade: os desafios do Polo Naval Gaúcho", promovida pela Subcomissão do Polo Naval da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O evento debateu a indústria naval na cidade do Rio Grande e região. A reunião foi organizada em três painéis, nos quais foram abordados os desafios dessa indústria no Estado, as políticas para o desenvolvimento dela no Rio Grande do Sul e linhas de fomento para investimento e inovação da cadeia produtiva do Polo Naval gaúcho. Os palestrantes foram representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento e Promoção do Investimento, da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), da Petrobras, Badesul e Fiergs.

O plenário do Legislativo Municipal ficou lotado durante o evento, que durou quatro horas e meia. Entre as autoridades que participaram da abertura, estavam os deputados estaduais Adilson Troca, Alexandre Lindenmeyer e Catarina, o prefeito Fábio Branco, os prefeitos de Santa Vitória do Palmar e do Chuí, o vereador Thiaguinho, que representou a Câmara Municipal, e o vice-reitor da Furg, Ernesto Luiz Casares Pinto.

Na abertura, o representante da Superintendência do Porto de Rio Grande (SUPRG), César Wojciechoswki, observou que a SUPRG dá integral apoio aos empreendimentos do Polo Naval rio-grandino e é parceiro dos investidores cedendo áreas, como já fez. Porém, começa a enfrentar escassez de terrenos para ofertar e, diante disso, trabalha em projetos de expansão do porto.

César Wojciechoswki destacou a preocupação da SUPRG com o projeto de ligação a seco entre Rio Grande e São José do Norte, informando que, na próxima semana, a direção do porto vai à Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra) para tratar do assunto. Para o prefeito Fábio Branco, o evento foi importante para o Município, pois conseguiu reunir legisladores, representantes dos governos e lideranças do setor em torno da discussão do que é necessário construir e solucionar para consolidar o desenvolvimento econômico do Rio Grande e da região, que está sendo alavancado pelos investimentos no setor naval.

O deputado Alexandre Lindenmeyer, que solicitou a reunião, destacou que se está diante de uma grande oportunidade de uma nova cadeia produtiva na área da indústria naval e que os trabalhos da Subcomissão têm o intuito de consolidar essa cadeia produtiva na região e ampliar a participação gaúcha na produção de bens neste setor.

Conforme ele, a Petrobras pretende investir nos próximos anos 224 bilhões de dólares na indústria de óleo e gás no País e isso significará mais investimentos também no Polo Naval do Rio Grande. Para tanto, entende que é preciso solucionar os gargalos hoje existentes e estimular as empresas gaúchas a se mobilizarem para aproveitarem esses recursos.

Durante o encontro, o diretor da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Marco Franceschi, que representou a Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, disse que a AGDI está avaliando a possibilidade de extinguir a ZPE rio-grandina e usar sua área para instalação de empresas. Outra audiência pública está prevista para 29 de junho, às 9h30min, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. As audiências encerram as atividades que irão compor um relatório previsto após os 120 dias de instalação da Subcomissão.

Fonte: Jornal Agora(RS)/Carmem Ziebell






PUBLICIDADE




   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira