Receba notícias em seu email

Navalshore

Barra Energia compra fatia de 30% no bloco BS-4

RIO - A Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás Ltda confirmou ontem que firmou dois acordos independentes para adquirir uma participação total de 30% no bloco BS-4, em águas profundas da Bacia de Santos, das empresas Chevron Brasil Atlanta e Oliva Exploração e Produção Ltda (20%) e da Shell Brasil Petróleo Ltda (10%), conforme antecipou a Agência Estado nesta manhã.

O consórcio é formado atualmente pela Shell (40%) que é a operadora do bloco, Petrobras (40%) e Chevron (20%). Em agosto, a Queiroz Galvão anunciou negociação para aquisição da fatia restante de 30% da Shell no bloco. O BS-4 está localizado a 185 km da costa, a sudeste da cidade do Rio de Janeiro, em lâmina d''água de aproximadamente 1.550 m.

A área engloba os campos de Atlanta e Oliva, portadores de óleo pesado em reservatórios do pós-sal a cerca de 2.400 m de profundidade, com grau API entre 14º e 16º. Em nota, a Barra Energia informa ainda que, de acordo com os planos de desenvolvimento submetidos pela operadora Shell e aprovados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)em 24 de junho de 2009, os dois campos somam um volume superior a 2,1 bilhões de barris de óleo "in situ".

A Barra Energia ressalta também que o BS-4 se situa em área de alta prospectividade para os reservatórios do pré-sal, estando localizado cerca de 50 km a nordeste do poço descobridor do campo de Libra, potencialmente um dos maiores campos descobertos no pré-sal até hoje. Ainda conforme a empresa, toda a documentação pertinente será submetida à ANP para sua aprovação final.

"Nosso posicionamento estratégico na área do pré-sal fica fortalecido com estas novas participações. Somadas à recente aquisição de 10% do bloco BMS-8, as do BS-4 representam importante diversificação para o nosso portfólio por incluir potencial exploratório no pré-sal, além de dois campos já descobertos em reservatórios mais rasos no horizonte do pós-sal", declarou, na nota, João Carlos de Luca, diretor presidente da Barra Energia. "Este é mais um importante passo na execução de nossa estratégia de construir um portfólio de alta qualidade de ativos de exploração e produção de petróleo no Brasil", acrescentou.

"Esta aquisição amplia significativamente a posição da Barra Energia na província do pré-sal, atualmente uma das províncias petrolíferas mais prolíficas do mundo e, consequentemente, alvo de enorme interesse da indústria petrolífera", afirmou Renato Bertani, diretor executivo da Barra Energia, no mesmo comunicado. "Continuamos avaliando e buscando outras boas oportunidades de negócios com vistas a diversificar nossa carteira de projetos, e priorizando o objetivo de criar uma empresa brasileira comprometida com a excelência técnica e com as melhores práticas empresariais."

Os principais investidores da Barra Energia são o First Reserve Corporation e afiliadas do Riverstone Holdings LLC.

Fonte: Agência Estado


PUBLICIDADE








Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira