A fabricante belga de tampas de escotilha Blommaert considerou positiva sua participação na Marintec South America 2014. Segundo Ivan Erdos, diretor da Internav, que representa a empresa belga no Brasil, a intenção de estreitar contatos com potenciais clientes foi plenamente atingida. “Tanto o pessoal de estaleiros como de empresas de navegação, todos visitaram a feira. Então é sempre uma ótima oportunidade para networking. Foi muito bom nesse sentido.”
Atualmente, os clientes da Blommaert no Brasil são a Hermasa e a Unitapajós, para as quais estão na fase final de fornecimento de mais de uma centena de conjuntos de tampas de escotilha. A série de contratos teve início em meados de 2013, refletindo diretamente o aumento de frota das duas empresas.
PUBLICIDADE
Novos contratos também estão sendo negociados com outros armadores da região Norte. Ivan Erdos estima que o total de vendas desde o início das operações da Blommaert no Brasil até o final de 2016 supere os 25 milhões de euros, somente em fornecimentos para empresas nacionais. Já na América do Sul a bola da vez, na opinião dele, é o Paraguai. “O segmento de granéis sólidos tem crescido muito nos últimos anos em toda a América do Sul e em especial no Paraguai, com franco desenvolvimento das empresas que operam na hidrovia Paraguai-Paraná. As perspectivas de negócios da Blommaert na região são muito boas”, garante.