Projeto para o município fluminense de Itaguaí foi encaminhado a Lula, diz governador do Rio
RIO - O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, revelou que está sendo negociada a construção de um novo estaleiro no município de Itaguaí (RJ), na região metropolitana fluminense. De acordo com Cabral, o projeto foi encaminhado ao presidente Lula e as discussões sobre a viabilidade do empreendimento estão a cargo da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Cabral anunciou o novo estaleiro em discurso, no lançamento ao mar do navio porta-contêiner Log-In Jacarandá, da Log-In, coligada da Vale. Também presente ao evento, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Júlio Bueno, informou que a intenção é usar uma área de 2 milhões de metros quadrados em Itaguaí. O estaleiro seria destinado à construção de embarcações off-shore.
A área deve ser transferida à Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio (Codin), que ficará responsável pela licitação à iniciativa privada. "Já temos muitas empresas interessadas", disse Bueno.
Promef. A terceira fase do Programa de Modernização e Expansão de Frota (Promef) deve ficar para o próximo governo, segundo o presidente da Transpetro, Sergio Machado, que também participou do evento, no Rio.
Ele ponderou que, por ser um empreendimento de grande porte, o programa não pode ser feito de forma apressada. O programa, criado em 2004 pelo governo, tem o objetivo de modernizar a indústria naval brasileira, com a previsão de 49 navios. Do total previsto, já foram licitadas 46 embarcações, com 38 contratadas.
Fonte: O Estado de S.Paulo/ALESSANDRA SARAIVA
PUBLICIDADE