Receba notícias em seu email

MSC

Caso Petrobras leva Controladoria aos EUA para avaliar investigação

A CGU (Controladoria-Geral da União) vai enviar aos EUA, na próxima semana, uma equipe para verificar o andamento das investigações relacionadas ao suposto pagamento de propinas feito pela empresa holandesa SBM Offshore, fornecedora da Petrobras, em vários países.

O objetivo é aprofundar o contato com o Departamento de Justiça americano, equivalente ao Ministério da Justiça brasileiro, e avaliar a necessidade de um pedido de cooperação internacional para que as informações disponíveis lá sejam enviadas ao Brasil -e vice-versa.


PUBLICIDADE



O Departamento de Justiça recebeu da própria SBM (empresa que aluga navios-plataformas) material que foi resultado de uma auditoria interna de 2012 que identificou pagamentos irregulares.

No total, a empresa teria pago US$ 275 milhões em propinas, entre 2006 e 2011. A SBM não confirma ou nega se a Petrobras está entre as que receberam esses pagamentos.

A estatal foi envolvida no caso por meio de um relato do caso publicado na Wikipedia por um ex-funcionário.

A pedido do CGU, o Ministério da Justiça encaminhou pedido ao governo da Holanda para formalizar uma cooperação internacional para apuração do caso.

A SBM também entregou seus documentos ao Ministério Público holandês, que disse ainda não ter decidido se abriria investigação.

A Petrobras e a SBM dizem que só comentarão o caso após o fim das investigações.

Fonte: Folha de São Paulo






Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira