Navalshore 2024

China entrega primeiro VLCC equipado com quatro velas rígidas

A China Merchants recebeu nesta terça-feira (27) o primeiro VLCC ecológico de segunda geração. O superpetroleiro é o primeiro a ser equipado com quatro velas rígidas, além de outras melhorias de energia.

Construído pela chinesa Dalian Shipbuilding Industry Company (DSIC), o navio, que se chama "New Aden", é também o 100º petroleiro construído pelo estaleiro. O nome da embarcação também celebra o primeiro navio da frota que foi lançado há 150 anos.

O novo VLCC tem 332 metros de comprimento e 300.000 dwt. O navio possui quatro velas de vento rígidas. As velas são uma tecnologia desenvolvida pelo estaleiro, utilizando um material compósito desenvolvido pela Guangwei Composite Materials.

PUBLICIDADE

MCI


Cada um tem aproximadamente 39 metros de altura e quase 3.962 metros quadrados feitos de material composto de fibra de carbono. As velas são levantadas e giradas por um sistema totalmente automático para maximizar sua eficiência.

De acordo com a DSIC e sua controladora CSSC, o projeto da embarcação foi projetado para operações entre o Oriente Médio e o Extremo Oriente. “O "New Aden" otimiza seu desempenho operacional, reduz o consumo de combustível operacional e melhora o desempenho de navegação no vento e nas ondas”, afirmou a CSSC em nota. Estima-se que o petroleiro, quando em operação, alcançará 9,8% de economia anual de combustível e mais de 2.900 toneladas de carbono.

A instalação expande a experiência da China Merchants com o uso de velas rígidas. Em 2018, a DSIC instalou duas velas rígidas em um VLCC também sendo construído para a China Merchants. De acordo com o estaleiro, a nova embarcação é uma expansão de seu relacionamento que remonta a 2007. A DSIC construiu mais de 30 navios de grande porte para a China Merchants, representando quase nove milhões de toneladas.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira