MSC

China recebe encomendas de 54 navios contra 2 da Coreia em maio

A participação da indústria de construção naval coreana nas novas encomendas globais de construção naval caiu para menos de 10% em maio. O fato é atribuído ao declínio nas encomendas dos principais tipos de navios dos construtores navais coreanos, como gaseiros.

As encomendas globais de navios totalizaram 1,8 milhão de arqueação bruta compensada (CGT) em maio, uma queda de 51% em relação aos 3,69 milhões de CGT do ano anterior, de acordo com dados divulgados pela Clarkson Research, empresa de pesquisa de mercado de transporte marítimo com sede no Reino Unido.

Por país, a China liderou a classificação com 1,54 milhões de CGT (54 navios, 85%), seguida pela Coreia com 170.000 CGT (dois navios, 10%).

PUBLICIDADE


Em comparação com o mês anterior, abril, a quota de encomendas da China aumentou nove pontos percentuais (de 76% para 85%), enquanto a da Coreia caiu quatro pontos percentuais (de 14% para 10%).

Os pedidos globais acumulados no período de janeiro a maio deste ano totalizaram 12,2 milhões de CGT (726 navios), um aumento de 6% em relação aos 19,07 milhões de CGT (841 navios) do ano anterior. A China foi responsável por 12,3 milhões de CGT (479 navios e uma participação de 61%), ultrapassando significativamente os 5,61 milhões de CGT da Coreia (121 navios e uma participação de 28%).

A queda na indústria de construção naval da Coreia foi causada por um declínio nas encomendas de navios transportadores de GNL e de grandes navios porta-contêineres. Os gaseiros e os grandes navios porta-contêineres são especialidades dos construtores navais coreanos. Grandes construtores navais coreanos, como HD Hyundai Heavy Industries, Hanwha Ocean e Samsung Heavy Industries, concentraram-se principalmente em gaseiros de GNL, uma vez que os seus portfólios de negócios são compostos por navios de alto valor agregado, cuja construção requer tecnologia de ponta.

Fonte: Business Korea



Praticagem

   ATP    GHT    abtp
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Pesa   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira