O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) autorizou a ampliação em 17,2 milhões de metros quadrados (m²) da poligonal do porto organizado de Santos (SP). De acordo com a Autoridade Portuária de Santos (APS), o aumento inclui áreas terrestres e áreas de fundeio e deposição de resíduos de dragagem, em pleno mar. Em áreas terrestres, que poderão comportar novos terminais e infraestrutura portuária, a área do porto foi de 9,3 milhões de m² para 14,5 milhões de m², o que representa um crescimento de 56%.
A ampliação da Poligonal, com a inclusão de novas áreas na Baixada Santista, foi autorizada por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (10). “É uma ampliação que permite preparar o porto para as próximas décadas, tendo em vista o aumento da movimentação de cargas. Com isso, será possível atrair novos investimentos, gerar empregos e tornar o Porto mais eficiente, contribuindo para a economia do Brasil”, declarou em nota o presidente da APS, Anderson Pomini.
A APS ressaltou que a ampliação poderá ser ainda maior, já que o ministério ainda avalia algumas áreas sugeridas pela autoridade portuária para inclusão na poligonal. O pedido de ampliação foi solicitado pela APS ao MPor em 2024. A autoridade portuária afirma ter apresentado documentação justificando a necessidade e viabilidade da ampliação. Em 2025, o governo realizou consulta pública e, após análises, o MPor decidiu atender à solicitação de ampliação.
PUBLICIDADE
Pomini acrescentou que a ampliação mostra a preocupação com o futuro do Porto de Santos e do Brasil. “Temos que pensar grande. O ritmo da economia do país exige coragem e uma boa dose de ousadia”, declarou o presidente da autoridade portuária santista.

















