Navalshore 2024

Polêmica em torno da construção do estaleiro no Titanzinho pode terminar hoje

Uma reunião entre a prefeita Luizianne Lins e o governador Cid Gomes, hoje, pode por fim à polêmica em torno da construção do estaleiro no Titanzinho. Até o momento, não há definição sobre como ficará o projeto.
A comunidade, famosa pela prática do surfe, está dividida. Para um grupo, o projeto complicará a prática do esporte e não trará benefícios prometidos pelo Governo. Outra parte, que chegou a visitar estaleiro em Pernambuco, acredita que a vinda do projeto pode melhorar a vida dos moradores do local.
O Instituto de Arquitetos do Brasil - Secção Ceará (IAB-CE) não apoia a instalação do estaleiro. ``A longo prazo a área é muito nobre para uso industrial``, indica Odilo Almeida, presidente estadual do IAB.
A entidade destaca que a área está classificada como Zona de Proteção Ambiental (ZPA) e Zona Especial do Projeto Orla (Zepo), concluindo que o local é responsabilidade do município.
O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Ceará (Crea-CE) deve se manifestar esta semana, mas a posição do IAB deve ser seguida pela entidade.
A polêmica aumentou quando Luizianne Lins afirmou que não autorizava a construção do estaleiro porque a Prefeitura já tinha um projeto para a área. No meio da polêmica, surgiu a alternativa de que o estaleiro seja construído na Indústria Naval do Ceará (Inace), na Praia de Iracema. (Roberto Leite)

Fonte: O Povo

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira