A sociedade classificadora ClassNK divulgou suas “Diretrizes para fabricação de aditivos (impressão 3D)” que resumem os requisitos de aprovação para equipamentos marítimos metálicos manufaturados por esta tecnologia.
A manufatura aditiva, também conhecida como impressão 3D, é um método de manufatura por laminação e combinação de materiais como resina e metal com base em dados de modelo 3D. Sua característica é a capacidade de moldar formas complexas e de alta precisão.
PUBLICIDADE
Nos últimos anos, o uso de tecnologia de manufatura aditiva tem se expandido rapidamente na fabricação de produtos metálicos, particularmente nos setores automotivo, aeroespacial e médico. Embora existam poucos exemplos do uso desta tecnologia na indústria marítima, espera-se que os produtos metálicos por tecnologia de manufatura aditiva se tornem comuns no futuro.
As novas diretrizes da ClassNK especificam os requisitos de aprovação para a matéria-prima usada em equipamentos marítimos metálicos por tecnologia de manufatura aditiva, o processo de manufatura e o teste e inspeção dos produtos.