RIO – O deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) disse que o Estado do Rio deveria fazer pressão política para conseguir apoio na discussão sobre a divisão dos recursos de royalties e participação especial do petróleo. Para Cunha, o Rio deveria mostrar o peso que tem em votações no Congresso e a importância que seu apoio tem para outros Estados.
Durante reunião entre o governador do Estado, Sergio Cabral (PMDB), e a bancada fluminense, o deputado pediu que Cabral fosse junto com todos os deputados e senadores a Brasília, para se reunir com o presidente em exercício, Michel Temer, e fazer pressão política.
“Para que possamos politicamente criar uma situação, para mostrar que temos um peso político, para poder votar. Temos um problema político que tem que ser tratado de forma política. Isso tudo pode ter sucesso”, disse Cunha.
O deputado afirma ainda haver um sentimento em Brasília de que os outros Estados querem “derrotar” o Rio. “Eles não querem vencer, eles querem nos derrotar. Há um espírito de tirar do Rio de Janeiro, não é só obter um ganho financeiro, mas é tirar do Rio de Janeiro”.
Já o governador Cabral minimizou a posição do deputado e se disse confiante na interlocução direta com a presidente Dilma Rousseff, com quem já conversou sobre o assunto. Ele afirmou ter apresentado cinco alternativas às propostas em debate no Congresso para a repartição dos royalties.
“Esse sentimento seu me preocupa. Não é possível que você tenha sentido esse sentimento de vencer o Rio e não de conquistar mais recursos. Esse sentimento só as torcidas têm. O Rio é tão querido. Não acredito que haja isso”, disse Cabral a Cunha.
(Juliana Ennes/ Valor Econômico)
PUBLICIDADE