Navalshore 2024

Empenho pela indústria naval é destacado

A pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, defendeu que a indústria naval será uma das ``grandes alavancas`` do desenvolvimento do País, com a descoberta de petróleo na camada pré-sal da costa brasileira. E alertou para que o Estado do Ceará e a capital Fortaleza "se preparem". "Porque cada vez você vai pensar -ah, eles vão comprar um navio... Mas eu não tenho um estaleiro-".
Ela argumentou que um equipamento naval tem ``demanda por uma quantidade de bens enorme``, o que gera desenvolvimento econômico.
Dilma afirmou que quando chegou ao Governo Lula, não passavam de 1.300 metalúrgicos que trabalhavam na indústria naval, sendo hoje mais de 40 mil. "E, seguramente, nos estaleiros espalhados pelo Brasil, teremos muito mais".
Fortaleza é palco de uma polêmica sobre a construção de um estaleiro na praia do Titanzinho. Enquanto o governador Cid Gomes (PSB) defende o equipamento no local, a prefeita Luizianne Lins (PT) não aceita essa localização para o empreendimento.
Luizianne disse concordar com o apoio de Dilma à indústria naval. No entanto, alegou que a área do Titanzinho é vista com potencial turístico. ``A divergência que há em relação ao estaleiro aqui é a oportunidade do local``.
Ela disse estar ``dialogando`` com a empresa que pretende construir o estaleiro no Ceará, a Promar, e lembrou da reunião da última segunda-feira. Luizianne, porém, não comentou a ausência do governador. ``Colocamos que nós tínhamos total acordo na vinda da empresa, na geração de empregos, mas sugerimos que a gente esgotasse as tentativas de negociação com a Inace (Indústria Naval do Ceará), que é um estaleiro que Fortaleza já tem``.
Luizianne disse que os empresários ouviram sua posição e que a empresa colocou que já teria tentado uma negociação inicial com a Inace. Ela garantiu estar disposta a negociar com a Inace para adequação do estaleio naquele local. "E resolver da melhor forma possível essa polêmica, sem perder os empregos, mas ao mesmo tempo fazer bem para a cidade``.

(Fonte: O Povo (CE)/GD)



Praticagem

   ATP    GHT    abtp
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira